terça-feira, 2 de outubro de 2012

Infraestrutura Verde: “telhados, paredes, pavimentos e drenos” VERDES




A crescente demanda por edificações que causem o mínimo impacto ambiental possível tem feito com que o mercado da Construção Civil crie uma série de soluções em infraestrutura verde. Nos grandes centros, já é possível encontrar, por exemplo, terraços de prédios transformados em verdadeiros jardins urbanos.
As vantagens são muitas e vão desde a economia no bolso dos proprietários até benefícios ao Meio Ambiente.
Atualmente, essas soluções podem ser encontradas em forma de telhados, paredes, pavimentos e drenos verdes. Neste sentido, telhados e paredes ganham uma cobertura vegetal que facilita o escoamento das águas pluviais e cria um isolamento térmico capaz de reduzir até 3°C da temperatura, o que diminui os gastos com sistemas de climatização ou ar-condicionado. Há também a vantagem do reequilíbrio ambiental e aumento da biodiversidade nas áreas urbanas.

Paredes e tetos com cobertura viva também mantém constante a umidade relativa do ar no entorno da edificação, formando um microclima. Além disso, aumentam o sequestro de carbono na atmosfera, o que contribui para a redução dos gases estufa e causam um efeito estético cada vez mais apreciado. As plantas e a terra funcionam como um filtro natural da água, que pode ser armazenada ainda mais limpa, para depois ser usada na irrigação do jardim, nas bacias sanitárias, no chuveiro e, em regiões mais áridas, até para cozinhar e beber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário