quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Telhas ecológicas em processos sustentáveis




As telhas compostas por fibra vegetal resistem à água, são flexíveis e duram cerca de 30 anos. Na fabricação das telhas, utiliza-se como matéria-prima a fibra de celulose extraída do papel em um processo de reciclagem de alta tecnologia Ou seja, nenhuma árvore é derrubada para a obtenção de insumo para o produto. Uma tonelada de celulose significa evitar o corte de 30 árvores e a produção de 300 telhas. A preocupação com o aquecimento global tornou-se imprescindível para qualquer empresa que tenha conscientização com o meio ambiente. Pensar em maneiras de diminuir o impacto na natureza é uma das melhores maneiras de contribuição ao planeta.


Para começar a fabricação das telhas, começa pela coleta seletiva separando assim: papel e papelão. Depois, dissolvem o material em água quente para extrair a fibra celulose. Após este processo, uma centrífuga tira as impurezas da massa para deixá-la lisa. Clips e grampos são descartados, por exemplo.

A massa é esticada e exposta em uma esteira aquecida para eliminar qualquer vestígio de água na telha. Ao sair, uma camada de resina e pigmentação orgânica é aplicada ao material que, em seguida, passa por uma forma onde ganha as ondulações, regulares ou não. Após a secagem, a telha é cortada e impermeabilizada.


Assim que o corte é feito, para impermeabilização as telhas são mergulhadas em betume, que por não ser queimado, não libera gás carbônico para a atmosfera. Através desse processo, passam a absorver apenas 0,0003% de água, mesmo sendo reciclada e com o peso muito leve: 3,9 kg/m².

Nenhum comentário:

Postar um comentário