quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Madeira de reflorestamento na construção civil



Existe uma urgência por novos modelos de produção para adotar padrões de sustentabilidade na Construção Civil. O apelo para as construtoras é que seus clientes terão mais economia se optarem pelas construções civis sustentáveis.
Entre as novas alternativas sugeridas às empresas, estão a produção de cimento e a madeira de reflorestamento. A ideia de que os prédios sustentáveis são caros é discutida entre os profissionais do ramo. Uma pesquisa mostrou que esses prédios custam 5% a mais na hora de construir, porém sua economia é de 30% em relação aos outros prédios. O Brasil consome cerca de dois terços de madeira natural nas construções civis, porém a maioria das madeiras, não são manejadas de maneira correta.

Reflorestamentos são considerados verdadeiros poços de carbono, que produzem madeira de qualidade apta tecnologicamente a substituírem as madeiras oriundas das florestas tropicais nativas nas suas diversas aplicações em sistemas construtivos.
As árvores, únicas fábricas não poluentes do mundo, produzem a madeira, material construtivo obtido a partir de um recurso natural renovável de ciclo curto. Reflorestamentos são considerados verdadeiros poços de carbono, que produzem madeira de qualidade apta tecnologicamente a substituírem as madeiras oriundas das florestas tropicais nativas nas suas diversas aplicações em sistemas construtivos. Como se observa, além de sequestradoras de carbono em grande escala, as madeiras de reflorestamento, como alternativa, contribuem com a conservação das matas tropicais nativas pela simples redução da demanda. Isto é sustentabilidade!


É importante destacar que a madeira está presente nas construções como em pisos, estruturas, paredes, decks, portas, esquadrias, entre outros. Mas, se repararmos atentamente nos telhados, por exemplo, veremos que a maioria é feito com madeira nativa, ou seja, não tem como origem o reflorestamento, não há como negar que o mercado tem que se educar e substituir de maneira ambientalmente adequada.
O mercado da construção civil vem se educando e utilizando mais madeira tratada de reflorestamento com medidas e proporções padronizadas e que a tornam uma solução ideal para a obra.

Consciente das qualidades e propriedades da madeira de reflorestamento tratada, a construção civil brasileira demanda cada vez mais deste material, que ao mesmo tempo é nobre e ecológico. Hoje é uma exigência crescente no mercado o uso do material oriundo de reflorestamento, como forma de diminuir a pressão sobre espécies nativas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário